|
Objetivo:
Capacitar os participantes na diferenciação, análise, concepção, contratação e implementação das diferentes práticas de orientação e desenvolvimento profissional. Dessa forma, apresentar as diferentes práticas e discutir as respectivas características, propósitos, objetivos e resultados a serem obtidos. Adicionalmente, explicitar as semelhanças e, principalmente, as diferenças entre as práticas, considerando as contribuições, as necessidades, o público e o momento específico em que cada uma das práticas é melhor indicada, ou seja: (i) desenvolvimento profissional; (ii) retenção e atração de talentos; (iii) processo sucessório. Não obstante, refletir sobre o papel dos gestores, sejam de pessoas ou negócios, na condução destas iniciativas no ambiente organizacional, considerando os interesses entre os diferentes atores sociais envolvidos nos programas: a organização; o executivo; e, o orientador, consultor, conselheiro, mentor etc; seja ele interno ou externo.
Público Alvo:
Gestores de Recursos Humanos responsáveis pelos programas de desenvolvimento e formação de lideranças.
Profissionais e executivos com experiência em gestão de equipe.
Conteúdo Programático:
• Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea: competitividade e complexidade • Evolução das Práticas de Orientação e Desenvolvimento Profissional, sua Contextualização e Aplicação no Ambiente Organizacional • Aspectos que têm Contribuído na Confusão Conceitual das Práticas de Orientação e Desenvolvimento Profissional • Discussão sobre as Fronteiras, Promotores e Restritores na Aplicação das Diferentes Práticas • A Relevância do Contrato Tripartite: Organização, Executivo e Consultor – Contrato Formal versus Contrato Psicológico • Dilemas nos Processos de Orientação, Desenvolvimento e Aconselhamento • Consultoria Interna versus Consultoria Externa • As Diferenças Individuais no Processo de Desenvolvimento Profissional • Práticas de Orientação e Desenvolvimento como Instrumentos para Atração, Retenção, Desenvolvimento e Planejamento do Processo Sucessório.
Método das Interações
Apresentação dos conceitos e temas contemporâneos em gestão de carreira e estudos de casos em organizações, a partir da experiência dos docentes do curso. Introdução aos métodos de orientação e desenvolvimento pertinentes a cada uma das práticas e construção de um modelo de diagnóstico e contratação, considerando-se a necessidade, o contexto e os participantes.
Professores Responsáveis
Prof. Dr. Joel S. Dutra Prof. MA. Marcos A. A. Ferreira
Docentes Participantes
Prof. Dr. Joel S. Dutra Prof. Dr. Sigmar Malvezzi Prof. João Mendes Prof. MA. Germando Prof. MA. Marcos A. A. Ferreira
Certificados Emitidos pela FIA
Inscreva-se
A FIA reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e número mínimo de alunos por turma.
Carga Horária:
40 horas
Período:
23/09/2010 a 16/10/2010
Local:
FIA - Unidade Educacional Pinheiros - Rua Navarro de Andrade, 152 - São Paulo/SP
Informações:
Tels.: 11 3818.4006 / 11 3894.5001 | Email: progep@fia.com.br
|